terça-feira, 29 de abril de 2014

"Campos verdes" de Luís de Camões

Verdes são os campos

Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.



Escolhi este poema porque eu gosto muito de campos verdes e do gado a pastar nele e do verão. Escolhi este poema também porque gosto muito do Sr. Luís de Camões e dos seus poemas. Neste poema Luís de Camões acaba por reflectir a si mesmo os seus pensamentos nas suas palavras. Neste poema, o sujeito poético pretende comparar os olhos da sua amada com a Natureza, mas os olhos referem-se à amada no seu todo. Luís Camões cita a beleza do campo e menciona o gado, enquanto ele se mantem nas lembranças do seu coração. Neste poema reflecti que Luís de Camões foi um grande poeta. E que foi um prazer ler este poema escrito por este Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário